quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Preconceito

Preconceito é uma idéia pré-concebida, uma atitude de alineação a tudo que que foge dos "padrões normais" da sociedade. As principais formas de preconceito são: racial, social e sexual.



O preconceito racial ou racismo, é caracterizado pela convicção da existência de uma "raça superior", onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos.


O preconceito social é uma forma de preconceito a deteminadas camadas da sociedade. Provém da divisão das classes sociais, em classe dominante e classe dominada.



O preconceito sexual é discriminar alguém pela sua orientação sexual. Muitos homossexuais ou bissexuais, preferem esconder a sua opção, por temer serem agredidos e insultados pela sociedade heterossexista que acredita que a heterossexualidade é a única manisfestação de desejo sexual "aceitável".
Pois bem.... hoje se sabe que o homossexualismo não se trata de uma opção, mas uma condição - tão humana quanto andar, comer ou respeirar. Mas este assunto, ainda continua sendo um tabu, envolto em preconceitos e na falta de informações.

Descrever a homossexualidade como um "simples" caso de escolha, é ignorar a dor, medos e confusão por que passam tantos homens e mulheres que descobrem a sua opção sexual. É absurdo afirmar que estes seres humanos escolheram deliberadamente algo que os deixam expostos à rejeição familiar, dos amigos e da sociedade.
Será que uma pessoa escolhe viver assim? Será que pode ser julgada e condenada por que não segue os padrões sexuais estruturados pela sociedade?
Ninguém quer conviver com diferenças e marginalizações, mas às vezes elas surgem para nos ajudar a crescer e respeitar o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário